O petróleo é um recurso natural extremamente estratégico para a economia mundial. Por se tratar de uma fonte indispensável no abastecimento de energia e ser a matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas e combustíveis, é chamado no mercado de “ouro negro”.
No Brasil, essa indústria ocupa o terceiro lugar no ranking das principais atividades econômicas e o quarto em relação às exportações, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás).
Extração de Petróleo no Brasil
O Petróleo é encontrado em bolsões profundos, presentes em solo terrestre ou marítimo, onshore e offshore respectivamente. O processo para sua exploração precisa primeiramente de uma avaliação das bacias sedimentares, que compreende uma análise detalhada do solo e subsolo. Então, um geólogo determina as probabilidades de haver rochas-reservatório com petróleo e em seguida dá o seu aval para a perfuração.
A perfuração pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros e é feita por meio de sondas de perfuração, em solos terrestres e por meio de plataforma marítimas no mar. Quando encontradas em solo terrestre, a extração é bem mais fácil e precisa de menos equipamentos e recursos.
No Brasil, a extração do petróleo é realizada principalmente pela Petrobrás. A estatal dispõe de 13 das 17 refinarias alocadas no Brasil, que respondem por mais de 98% da produção de Petróleo. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo, rico em bacias petrolíferas tanto na terra, quanto no oceano.
De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2020 o Brasil possuía 11,89 bilhões de barris de petróleo em reservas provadas e as principais bacias petrolíferas brasileiras são a de Campos, Santos, Espírito Santo e do Recôncavo Baiano.
Compras de refinarias e usinas
Ainda que a produção de petróleo seja abundante, por conta do processo de refino, o Brasil não é autossuficiente em seus combustíveis, isto acontece por que o petróleo encontrado aqui, é do tipo pesado e de acordo com as estratégias do mercado não viável realizar investimentos neste processo, portanto é preciso importar o petróleo refinado, enquanto se exporta o petróleo pesado.
No caso da cana-de-açúcar, matéria-prima do etanol, é um dos principais cultivos brasileiros. São Paulo é o segundo maior produtor mundial, perdendo apenas para o EUA, segundo a Invest. Tanto a cana-de-açúcar, quanto o petróleo precisam passar por processos de refino para se tornarem combustíveis puros.
A Federal Energia e demais distribuidoras compram os combustíveis puros das refinarias e após a compra confirmada, recebem a Gasolina A e do Diesel A através de cabotagem e dutoviários.
A compra do Etanol Anidro, Etanol Hidratado e Biodiesel 100, é feita nas usinas e todos os líquidos são direcionados para o terminal de armazenagem, onde são realizadas as misturas para padronização dos combustíveis, seguindo a obrigatoriedade estabelecida pela ANP.
Transporte e armazenagem dos combustíveis
A logística para o transporte de combustíveis exige estratégia e colaboração de diferentes equipes. Por se tratar de um conteúdo altamente inflamável, o processo é cuidadosamente regulamentado e transportadoras especializadas realizam a carga e a descarga dos produtos.
Distribuição
Com os suprimentos devidamente abastecidos e cotações aferidas, o time comercial entra em contato com os clientes para realização das vendas, onde o comprador define a quantidade de cada combustível e realiza o pagamento para liberação da carga, que sai do terminal de armazenamento mais próximo até o endereço solicitado pelo cliente.
Na Federal Energia, além do cumprimento de 100% da legislação, sempre recomendamos a contratação do seguro FOB para proteção das mercadorias e da operação.
Pontualidade e compromisso com o cliente
Na Federal Energia temos um requisito básico para iniciar uma venda, qualidade, do início ao fim.
Para compor o nosso time, misturamos diferentes tipos de personalidades para criar uma sinergia única, que gere a mudança que nós queremos fazer neste mercado e no mundo e para que isto ocorra sem gargalos, cada setor é estruturado de maneira funcional e estratégica.
Antes dos nossos produtos chegarem até você, toda a operação passa por processos precisos, a fim de oferecer as melhores soluções para o seu negócio, no prazo certo.
Você movimenta a Federal e juntos movimentamos o Brasil.