Maio Amarelo: precisamos reduzir os acidentes de trânsito

Imagem de trânsito

O Maio Amarelo é marcado pela conscientização da sociedade sobre o alto índice de acidentes no trânsito. Este é um movimento criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), para poupar vidas por meio de planos nacionais, regionais e mundial.

Vamos refletir sobre alguns dados!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são três mil vidas perdidas nas estradas e ruas, por dia. Além disso, acidentes no trânsito são a segunda maior causa de mortes no mundo.

Na faixa etária de 15-29 anos, acidentes no trânsito estão em primeiro lugar, como responsáveis por óbitos em jovens-adultos.

São números que impressionam de maneira negativa e precisam ser diminuídos.

Números importantes de emergência

Por decorrência do maio amarelo e também no intuito de instruir você a agir corretamente caso haja alguma situação de risco, separamos alguns números emergenciais. São eles:

Polícia Militar (190),  que deve ser acionada em casos de necessidade imediata e/ou socorro de roubos, furtos ou crimes contra a vida.

Polícia Rodoviária (191), deve ser acionada em caso de problemas na pista, interrupções de tráfego e acidentes em rodovias federais.

O Samu (192), é necessário em casos de emergências clínicas, como: atropelamentos, queimaduras graves, hemorragia e desmaios.

No caso do Corpo de bombeiros (193), que assim como o Samu é um serviço socorrista, você deve ligar quando houverem acidentes de trânsito com vítima presa em ferragens, afogamentos, vazamentos de gás e choques elétricos.

Um mês inteiramente amarelo

A cor amarela simboliza atenção, fazendo analogia ao semáforo utilizado para controlar o tráfego. Nesse sentido, empresas, órgãos e instituições procuram envolver seus colaboradores e a sociedade em projetos educativos que visem conscientizar boas práticas aos condutores de veículos.

A temática principal do movimento Maio Amarelo muda a cada ano e a de 2022 é: “Juntos Salvamos Vidas”.

Na Federal Energia, ao longo do mês de maio, desenvolvemos e entregamos cartilhas educativas para os nossos parceiros, responsáveis pelo transporte de combustíveis até os nossos clientes. Assim como evoluímos diálogos e publicações sobre o tema em nossas redes sociais, disseminando informações que pudessem conscientizar a todos.

Se importar faz parte do nosso compromisso de ajudar o mundo a se movimentar. 

São 9 anos deste movimento que salva vidas e caso você queira saber um pouco mais sobre esse projeto e os parceiros que apoiam este movimento, basta clicar aqui: maio amarelo